sábado, 5 de setembro de 2009

MÊS DA BÍBLIA....... Você lê a Bíblia???


Poucos são os que lêem a Bíblia com real proveito. A maior parte não a lê - ou lê muito mal. Prende-se apenas aos versículos das caixinhas de promessas e a breves textos selecionados.

Um texto bíblico, para que seja compreendido e haja correta aplicação, deve ser lido dentro do contexto imediato que o cerca, examinado à luz do Espírito Santo, interpretado a partir do ambiente histórico-cultural em que foi produzido e avaliado sem que se ofusque o conteúdo das mensagem das Escrituras. Além disso, convém considerar e respeitar a diversidade dos gêneros literários que compõem o conjunto dos livros bíblicos.Também interpretamos com critérios bastante distintos a poesia dos salmos e as profecias do Antigo Testamento, os artigos da legislação mosaica e as narrativas das parábolas nos Evangelhos, o discurso de Cristo no Sermão do Monte e as dramáticas descrições apocalípticas.

Martinho Lutero, durante os acirrados debates em defesa da autoridade soberana das Escrituras contra o tradicionalismo católico-romano, apregoava o livre exame do livro sagrado e apoiava a tradução dos textos bíblicos para a língua do povo. Quando indagavam ao reformador alemão se não considerava perigoso deixar o leitor à vontade para fazer sua própria interpretação da Bíblia, Lutero afirmava ser menos prejudicial à Palavra de Deus confrontar várias interpretações diferentes, com liberdade para optar por aquela que melhor obedecesse às normas da boa hermenêutica, do que se submeter obrigatoriamente a uma só interpretação oficial sem direito a qualquer discordância.

Há cinqüenta anos, poucos católicos tinham uma Bíblia em casa. Hoje, a situação alterou-se radicalmente, sendo poucos os que não a têm. Mas te-la significa abri-la? Refletindo bem claro que não. Muitos Católicos até tem mas usam como um enfeite de casa, um objeto decorativo apenas e se quer pega para ler. Uma pesquisa aos católicos que costumam ir à missa: há uma Bíblia em casa, mas só uma minoria a abre para ler.

No caso católico, a distância em relação à Bíblia tem razão histórica: por causa da Reforma de Lutero, que defendia o acesso de todos à Bíblia e a liberdade de interpretação, a Igreja Católica optou por esconder o texto dos fiéis. Até a meio século, mesmo uma moça que quisesse ser freira teria dificuldade em arranjar uma Bíblia para ler sozinha. Tudo bem que Com o Concílio Vaticano II, isso mudou.
A Igreja não cumpriu o papel de ensinar a Bíblia”.

Pesquisa realizada , revelou que nove em cada dez católicos que vão à missa têm em casa o livro mais vendido do mundo; mas 57 por cento não lêem a Bíblia mais do que seis vezes num ano.

“A Bíblia é para ser lida por todos e diariamente”. Daí que a Igreja tinha que fazer é incentivar mais.

É preciso que em todas as reuniões os católicos se habituem a ler a Bíblia “. Devemos nós católicos nos comprometer, pelo menos uma vez por mês, as pessoas se juntem para ler e discutir a Bíblia ou em família ou com amigos.

A Bíblia é a palavra de Deus, é o próprio Deus que fala para nós, quantas vezes num momento de duvidas e aflições necessitamos de uma palavra de um conselho, de um conforto, procuremos na Bíblia o alimento para a nossa alma, tenha certeza que você irá encontrar.

Disse Jesus:

“Nem só de pão vive o homem mas de toda palavra que sai da boca de Deus”

Nos últimos tempos o povo está com sede e fome de Deus e somente irá saciar esta sede e esta fome se procurar este alimento nas sagradas Escrituras.

Eu mesmo tenho em casa e no meu trabalho um exemplar aberto sobre minha mesa, mas ela não está lá como enfeite, está ali para que eu me lembre o quanto significa aquelas palavras para a minha vida.A primeira coisa que faço ao sentar na minha mesa para começar o meu dia de trabalho é pegar ela nas minhas mãos e ler, sinto a paz que emana das palavras de Deus, sinto a força e a coragem que preciso para enfrentar mais um dia árduo de trabalho e quantas vezes aquela palavra veio de encontro ao que eu tava precisando, louvo a Deus por isso.

Amados, estamos no mês da Bíblia faça o habito de dedicar um tempo do seu dia para ler a palavra de Deus; depois você pode até orar com ela, leia os Evangelhos, os Salmos, as cartas de S. Paulo enfim são palavras de homens que entregaram sua vida a Deus, e inspirados pelo Espírito Santo serviram de instrumentos para que a palavra do nosso Criador chegasse até nós, faça esta experiência de dar o dizimo também do seu tempo para Deus, Refletindo: O Senhor nos deu um dia que tem 24 horas, quanto do seu dia você tem dedicado a ler a palavra de Deus? Pense bem, você tem retribuído o dom da tua vida a Deus como deveria? Pensando bem, nós temos tempo para tudo, para ficar horas sentados na frente da TV assistindo programas, novelas, filmes, futebol, temos tempo para passear, ir a praia ao shoping, ao cabeleireiro, ao barzinho, nos divertir mas infelizmente é lamentável que não temos tido muito tempo para as coisas de Deus, para ir a uma missa, para fazer uma oração, para a leitura da Bíblia, falando serio não temos dado nem um segundo do nosso tempo a Deus, mas queremos que Deus esteja sempre disponível para nos socorrer quando precisamos não é verdade? Porque num momento de desespero, de dor em que vivemos noites traiçoeiras só temos a recorrer ao Deus que nos criou, isso é uma grande hironia, mas é a mais pura verdade, diz o ditado quando não vamos a Deus pelo amor, com certeza vamos pela dor.

Portanto a proposta desse mês é que você leia a Bíblia, se não tem adquira uma, com certeza você sentirá o quanto sua vida irá mudar.

A PALAVRA DE DEUS É LUZ PARA OS NOSSOS CAMINHOS""

Andréa Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário