segunda-feira, 22 de março de 2010

Ecumenismo

Ecumenismo é uma palavra que vem do grego e significa "todo o universo habitado". Todos os homens e mulheres são habitantes do mesmo planeta e experimentam a mesma realidade humana. É a Unidade da humanidade. No NOvo Testamento, o termo OIKOUMENE significa terra habitada. " O evangelho do reino será proclamado em toda OIKOUMENE Mt 24,14 . Naqueles dias, apareceu um edital de Cesar Augusto ordenando que se fizesse o recenseamento de toda OIKOUMENE Lc 2,1

Nos primeiros séculos do cristianismo, a Igreja usou esta palavra para designar a reunião de seus representantes (bispos) provenientes do mundo então conhecido, chamando-a de Concílio Ecumênico".

O conteudo da fé cristã, os credos ou profissões de fé que foram desenvolvidos no século IV, nos Concílios de Nicéia (325) e Constantinopla (381) também são chamados "símbolos ecumênicos", porque expressam a fé universal e comum a todos os cristãos.

Após o surgimento das divisões no cristianismo, anos depois da estruturação visível das Igrejas em comunidades diversas, sensíveis ao apelo de Cristo - "que todos sejam um... para que o mundo creia" (Jo 17,21) - chamaram de "movimento ecumênico" os esforços para a construção da unidade respeitando a diversidade.

Do ecumenismo, "dele participam os que invocam o Deus Trino e confessam a Jesus como Salvador e Senhor, não só individualmente, mas também reunidos em assembleias, onde ouviram o Evangelho, e que declaram, cada um, ser sua Igreja e a de Deus. Quase todos, porém, embora diversamente, desejam uma Igreja de Deus una e visivel, que seja verdadeiramente universal e enviada ao mundo inteiro a fim de que o mundo se converta ao Evangelho e assim seja salvo para a glória de Deus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário