quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A FÉ

A fé a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que nos disse e revelou, e que a Santa Igreja nos propõe para crer, porque ele é a própria verdade. Pela fé, "o homem livremente se entrega todo a Deus". Por isso o fiel procura conhecer e fazer a vontade de Deus. "O justo viverá da fé" (Rm 1,17). a fé viva "age pela caridade" (gl 5,6).
o dom da fé permanece naquele que nao pecou contra ela. Mas " é a morta a fé sem obras" (Tg 2,26): privada da esperança e do amor, a fé não une plenamente o fiel a Cristo e não faz dele um membro vivo de seu Corpo.

CATECISMO DA IGREJA CATOLICA

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

As virtudes...

As virtudes humanas adquiridas pela educação, por atos deliberados e por uma perseverança sempre retomada com esforço são purificadas e elevadas pela graça divina. Com o auxílio de Deus. forjam o caráter e facilitam a prática do bem. O homem virtuoso sente-se feliz em praticá-las.
Não é facil para o homem ferido pelo pecado manter o equilibrio moral. O dom da salvação, trazida por Cristo, nos concede a graça necessária para perseverar na conquista das virtudes. Cada um deve sempre pedir esta graça de luz e de fortaleza, recorrer aos sacramentos, cooperar com o Espírito Santo, seguir seus apelos de amar o bem e evitar o mal.

As virtudes teologais

As virtudes humanas se fundam nas virtudes teologais que adaptam as faculdades do homem para que possa participar da natureza divina. Pois as virtudes teologais se referem diretamente a Deus. Dispõesm os cristãos a viver em relação com a Santíssima Trindade e têm a Deus Uno e Trino por origem, motivo e objeto.

As virtudes teologais fundamentam, animam e caracterizam o agir moral do cristão. Informam e vivificam todas as virtudes morais.


Catecismo da Igreja Catolica

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Professor



Hoje é o dia dedicado a homenagear o homem ou a mulher que se dedica a sublime vocação de transmitir o conhecimento aqueles que dele se encontram ainda ignorantes. A função de ensinar remonta aos primórdios da história humana e teve sua origem primeiro no hambito da pratica religiosa onde se ensinava o culto ao Deus que adorava e o que desagradava a este Deus, e dai derivou para a transmissão do conhecimento mas geral vindo hoje a ser o que conhecemos. O sistema atual reconhece a profissão sem contudo atribuir-lhe o valor que merece, cumpre o atual professor com raríssimas exceções a discriminação salarial mais cruel. Assim sendo vemos que o item educação principal área de atuação dos nossos professores tem sido relegado. apenas ao ideal desses abnegados profissionais e não tem recebido dos governantes a atenção e respeito que lhes são devidos. Os melhores governantes do nosso país ainda não encontraram o fio da meada para restaurar a eficácia do sistema educacional.
Hoje o que queremos declarar é o nosso apoio aos Mestres, agradecer a todos pelo sagrado mister que exercem com empenho e dedicação pedir a todos que não desistam uma vez que o sacrifício de suas vidas tem mantido acesa a chama do conhecimento no coração daqueles que busca o saber.

Deus abençoe a todos!

Dom Augusto

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Eleições 2010


"Abate os Poderosos de seus tronos e exalta os humildes" 
                                                                                  Lc 1,52


Não foi outro o sinal que tivemos com a indefinição das eleições no primeiro turno.  A arrogância e presunção se desfizeram ante a vontade do Povo soberano estabelecendo que "a mão que afaga e a mesma que apedreja".
Agora, as mascaras caem é preciso redescutir a mistificação dos discursos de midia, agora é preciso mostrar o coração nas palavras, a retórica do apoio aos excluídos apenas como discurso para atrair votos, vai ficar evidente, quando verdadeiramente não se soma a um conteúdo concreto como a real disposição de fazer sim, o governo pelo povo. Caros Irmãos, discutir o aborto numa campanha nacional é discutir a vida, aqueles que o apoiam o que mais não apoiarão? e a Fé Cristã com o cerceamento da liberdade religiosa? Que dizer da exigência de formação académica para os Ministros religiosos ad. referendum suas instituições de origem? Vamos estabelecer as regras da Religião pela determinação do Estado ou pela Bíblia palavra de Deus? 
São perguntas que não serão respondidas mas que estão escondidas no bojo de tudo que se planeja fazer em nome de um "Governo popular" que se quer estabelecer no Brasil, sub-repticiamente como o "lobo sobre pele de ovelhas".


Dom Augusto

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Confirmação


"Tendo ouvido que a Samaria acolherá a palavra de Deus, os Apóstolos, que estavam em Jerusalém, enviaram-lhes Pedro e João. Estes, descendo até lá, oraram por eles, a fim de que recebessem o Espírito Santo. Pois ele ainda não descerá sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então começaram a impor-lhes as mãos, e eles recebiam o Espírito Santo" (At 8,14-17).
A confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudarnos a dar testemunha da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras.
A confirmação, como o Batismo, imprime na alma do cristão um sinal espiritual ou caráter indelével; razão pela qual só se pode receber este sacramento uma vez na vida.
No oriente, este sacramento é adiministrado imediatamente depois do Batismo; é seguido da participação na Eucarístia, tradição que põe em destaque a unidade dos três sacramentos da iniciação cristã. Na igreja latina administrar-se este sacramento quando se atinge a idade da razão, e normalmente se reserva sua celebração ao Bispo, significando assim que este sacramento corrobora o vínculo eclesial.
Um candidato à confirmação que tiver atingido a idade da razão deve professar a fé, esta em estado de graça, ter a intenção de receber o sacramento e estar preparado para assumir sua função de discipulo e de testemunha de Cristo, na comunidade eclesial e nas ocupações temporais.
O rito essencial da Confirmação é a unção com o santo crisma na fonte do batizado ( no oriente, também sobre outros órgãos dos sentidos) com a imposição da mão do ministro e as palavras; Recebe por este sinal, o Dom do Espirito Santo, no rito romano e Selo do dom do Espirito Santo, no rito bizantino, Quando a confirmação é celebrada em separado do Batismo, sua vinculação com este é expressa, entre outras coisas, pela renovação dos compromissos batismais. A celebração da confirmação no decurso da Eucaristia contribui para sublinhar a unidade dos sacramentos da iniciação cristã.

Extraido do Catecismo

sábado, 2 de outubro de 2010

Eleição 2010

Caros irmãos,


Amanhã decidiremos com que cara nos apresentaremos diante do mundo. O Brasil escolherá o Presidente da Republica, os Governadores dos Estados, o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas, é dever Cívico votar, é dever entretanto dos Cristãos, escolher bem em quem votar, deve se votar pensando no bem de todos: melhor saúde, melhor educação, melhores estradas, mais moradias, honestidade de principios na administração o que vale dizer não a corrupção, não ao conchavo, não a politicagem, não a robalheira.
Meus caros é dever de todos nós, alertar os jovens e os idosos que são pessoas que se deixam seduzir facilmente, principalmente pela maquina da propaganda; conte a sua esperiência de eleitor para seu filho, alerte seu pai e sua mãe que a aposentadoria que eles recebem não é presente do governo mas um direito pelos seus anos de trabalho, desminta a falácia de um governo Pai ou Avó e pregue um Presidente da Republica estadista que preserve o Direito Constitucional, as liberdades individuais, a liberdade de imprensa, os direitos da pessoa humana, a distribuição da renda, o respeito as instituições de um modo geral inclusive as religiosas, que não se alie aos inimigos da liberdade mas que seja parceiro de uma politica universal, de respeito à vida, a integridade do planeta, a construção de uma Sociedade justa e fraterna universalmente. Que Deus abençoe a todos e que as escolhas sejam pautadas nos principios da Fé Cristã.


Dom Augusto