quinta-feira, 31 de março de 2011

Fé Salomônica – Parte II

Fé Salomônica – Parte II

A vasta literatura deixada como legado do ensinamento profético de D. Salomão Ferraz , tanto no período da Igreja Livre quanto a todo o período de sua rica existência, dão-nos o testemunho de um ideal sólido, bem como o roteiro que deve ser seguido por aqueles que obedecem à orientação dos seus próceres no ideal de vida e práticas doutrinárias.

A construção espiritual do homem mediante o seguir o Cristo sem as fronteiras do sectarismo, a pratica da verdadeira caridade acolhendo a todos como irmãos, a dedicação da vida ao criador para não perder-se como criatura, ter o outro como reflexo de si mesmo vendo a criatura como imagem do criador é o que possibilita desarmarmos e nesse espírito consubstanciar a vida na doutrina do “amai-vos uns aos outro como eu vos amei”.

Para viver o ideal cristão não devemos confundir a Igreja de Cristo com as manifestações da Igreja nas várias corporações cristãs que em todos os tempos apesar de suas imperfeições não deixaram de mostrar Jesus Cristo ao mundo, como cabeça única do Corpo. Assim a Igreja se manifesta nas Igrejas, a glória e supremacia da Igreja não está na glória de qualquer Igreja, a gloria da Igreja está na verdadeira defesa do ideal expresso no Evangelho. Assim sendo anunciar com fidelidade o evangelho, desapegar-se das glorias do mundo, viver a santa pobreza pelo desprezo dos bens materiais são pressupostos necessários a qualquer grupo de cristãos, para estar inserido no Corpo Místico de Cristo.

Nos seus ensinamentos, Dom Salomão Ferraz reconhece a impossibilidade da existência da Igreja única mas reconhece a unicidades do povo cristão que na diversidade de suas manifestações mostra ao mundo o viver o CRISTO, mesmo que com interpretações diferentes dos seus ensinamentos, cremos que o movimento reformista que ora vivemos, é o renascimento da tradição salomônica, cremos que o recomeço da caminhada nos levará à correção dos erros cometidos, acreditamos que a experiência e sabedoria dos nossos dirigentes maiores, principalmente nosso Eminente Arcebispo Primaz Dom Felismar Manoel, saberão passar a limpo a historia que construímos juntos principalmente pelas dificuldades vividas nestes dias de tantas filosofias vâs.

O Espírito santo não abandona o verdadeiro fiel, aquele que crente em Jesus Cristo toma sua cruz e o segue.

Dom Augusto

CONTINUA........

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário