quinta-feira, 15 de setembro de 2011

As dores de Maria...


Muitos já escreveram sobre as dores da Mãe de Jesus e com requintes tais que eu só me atrevo a fazê-lo por desejo levar os nossos irmãos a uma reflexão sobre o porque do sofrimento e da dor no aperfeiçoamento espiritual do Cristão.
Escolhida mãe de Jesus Maria suportou logo de inicio a dificuldade de mostrar ao mundo no seu tempo uma solidez concebida mediante a intervenção divina quando ela ainda era apenas a prometida de José. De Sobressalto ela partiu para visitar Isabel a prima que engravidara na velhice e que Maria ajudou no preparo do enxoval quando a recebeu tributando-lhe a honra de ser a "Mãe do seu Senhor", conforme o Evangelista Lucas.
O parto sacrificado na cidade de Davi manteve sobre a tensão de hospedar-se numa gruta da a luz ao Filho sem contar com o conforto sequer do apoio familiar como soe acontecer. Ao apresentar o Menino ao Senhor conforme a Lei tinha o Velho Simeão falado das Dores que que haveria de sofrer por ser a criança sinal de vitoria ou derrocada para muitos, da fuga apressada para o Egito até a vida em Nazaré e episódio da perda do menino no Templo, mais a mãe de Jesus guardava em seu coração os sinais com que Simeão a alertará aquele dia no Templo. Entretanto a dor maior para Maria foi a dor da Paixão, o sofrimento do calvário faz confranger-se o coração da Santa Mãe como se uma espada houvesse atravessado o sacro coração. A mater dolorosa suporta ao pé da Cruz o exalar do ultimo suspiro do Filho sacrossanto que se sacrifica pela humanidade mas que num gesto extremo entrega ao discípulo Amado aquela que se tornara também a mãe de toda a Igreja conforme o entendimento de tudo o que seja a tradição.
Esta festa de hoje assinala a dor de Maria que é um exemplo para todos nós que queremos se filhos seus, Ela nos ensina que é pelo sofrimento que alcançamos a glória da santificação. Ela que já nasceu Santa também sofreu pela glória da Missão que recebeu. Mãe das Dores, Rogai por nós.

Dom Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário