terça-feira, 13 de setembro de 2011

A exaltação da Santa Cruz..


A festa da Exaltação da Santa Cruz é uma oportunidade para refletirmos sobre o instrumento usado para a condenação de Jesus de Nazaré. O Cristo de Deus, no momento que sua doutrina começava a expandir-se junto ao Povo que ansiosamente aguardava por uma palavra de esperança - "O povo que andava nas trevas viu uma grande luz". Dentre os instrumentos de tortura usados pelos Romanos estavam: o latego, a cruz, os galés e outros. Jesus conheceu dois destes, o latego com qual foi flagelado até a axaustão pelos algozes de Pilatos, como diz o livro: "até moerem todos os seus ossos." A cruz que consistia de duas peças de madeira justapostas deveria expor à execração publica o supliciado o humilhando e espondo a mais completa degradação como ser humano.
Jesus de Nazaré era o inocente Cordeiro "levado ao matadouro", encarnava o Filho primogenito, sendo o Cristo de Deus, sua missão era a redenção da humanidade mediante o anuncio da Boa Noticia e o Sacrificio único cruento da Nova Aliança. Ele o aceitou como o Calice do Sacrificio fazendo a vontade do Pai.
A exaltação da Cruz lembra o sacrificio do Amor de Deus por nós. "Deus deu ao mundo seu próprio Filho para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida Eterna."

Dom Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário