segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

QUARESMA...


                                 Do Tempo da Quaresma e a Celebração da Páscoa


                                   O  Tempo da Quaresma começa com a 4ª feira de Cinzas e se desenvolve num crescente até a Missa em que rememoramos a Ceia do Senhor.
                                O tempo tem forte ligação com a penitência, uma vez que se desenvolve sob rígida preparação espiritual para um Novo Tempo, tempo de salvação. A Quaresma nos recorda os 40 anos de peregrinação do Povo Hebreu pelo deserto, até a entrada na terra prometida, também nos lembra os 40 dias do retiro em quer o Senhor Jesus se preparou para o início de sua Missão de anunciar o evangelho ao mundo.
                               Tempo propicio a evangelização, tem como foco principal levarmos a plena consciência de nossa condição humana e a grandeza de misericórdia de Deus. Nesse tempo também nos lembramos da nossa iniciação pelo Batismo que tem como significado a retomada da nossa relação com Deus.
                              O caráter penitencial do tempo quaresmal procura sensibilizarmos para o arrependimento e a reconciliação, os exercícios espirituais procuram aprofundar nossa relação com o Senhor e com os irmãos. O jejum tem com finalidade purificar-nos e plenificar em nós o perdão.
                           A abstinência de carne ou outros é uma das formas de mortificação que devemos fazer como renuncia e assim participarmos do sacrifício da Cruz.
                        Todo esse caráter de introspecção e reflexão nos preparam para as alegrias da Páscoa, momento maior da vida cristã por causa de nossa redenção em Cristo Jesus...
                                                                                                                                                                     (Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário