sexta-feira, 17 de julho de 2009

MENSAGEM PASTORAL


Nós, eleitos pela Graça de Deus e pela iluminação do Espírito, muito embora que indignos para o pastoreio do Rebanho de Cristo, que está sob a custódia da ICAIB em Feira de Santana e região, debaixo da proteção de Nossa Senhora Maria, Mãe dos Excluídos, vos saudamos a todos que visitarem esse blog desejando que a Paz de Cristo esteja convosco.
Nestes últimos dias o "Senhor tem se servido de muitos meios" para se comunicar conosco e o tem feito mediante a Ação da Igreja de Cristo disseminada pela orbe, chamando os pobres e oprimidos a alegria da liberdade e da Paz. Várias manifestações de fé tem surgido neste século e iluminado a razão humana, levando o homem a compreender-se irmão e igual na luta contra o mal em defesa da Salvação e do Reino de Deus.
Os sinais com que o senhor nos tem sinalizado, são uma mostra do quanto nos tem amado o nosso criador, desde que, no compromisso da promessa a Abraão e na confirmação, pelos patriarcas e profetas que conduziram o povo de Deus, até a realização do plano salvífico do Senhor. Agora temos a responsabilidade de conduzir o Povo de Deus e nos cabe enaltecer os que antecederam no Pastoreio, exaltando o sacrifício com que suportaram os sofrimentos que lhes foram impostos na caminhada missionária que empreenderam na luta da Evangelização. De saudosa memória, lembramos Dom Salomão Ferraz a quem o Senhor confiou especial vocação para a luta pela união de todos os que crêem em Jesus Cristo e o aceitam como Salvador. A consolidação de sua obra através da Ordem de Santo André e da Igreja Católica Livre, num contexto histórico onde o grito de independência poderia significar a quebra dos grilhões que amordaçaram os lábios, que juntos poderiam realmente rezar o Pai Nosso, ao invés de Um Pai Meu, controlados pelo obscurantismo da hierarquia escravizante, libertada pelo Espírito do Senhor na pessoa do santo inspirado Papa João XXIII, no seu Concílio Vaticano II, dirigindo aos povos do mundo, congregando todos os credos num momento de reflexão, para transformar o mundo e a Fé com o Esplendor da esperança da formação de um só rebanho e um só pastor.
A História de União dos Cristãos em nosso País, tem se esquecido ou ignorado convenientemente o brilhante papel desempenhado pelo combativo Bispo - Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, depois de ser reconhecido o primeiro Bispo "casado" no Brasil quiçá da Igreja Católica Romana, no aceno feito pelo Papa João XXIII, reconhecido pela combatividade de escritor de tantos livros, em favor, tão essencial da continuidade da missão de expansão da causa do Evangelho de Jesus Cristo no mundo de hoje. Abandonado nos seus ideais, Dom Salomão Ferraz legou ao também e não menos ilustre Dom Manuel Ceia Laranjeira, a missão de tornar real o sonho da continuidade do ideal através da IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA INDEPENDENTE NO BRASIL, congênere da Igreja Livre, que remontava sua luta aos idos de 1936. Destacou-se Dom Manuel pelo espírito de fraternidade e sabedoria com que soube dirimir as dúvidas e superar os conflitos, num momento tão difícil para a causa do catolicismo nacional, chama acesa desde o berço presbiteriano, donde trouxe o espírito de luta, de sacrifício, o saudoso patriarca que lhe confiou a missão no chamado ao Pastoreio.
Saibam todos que eles e nós, não pregamos uma nova religião, mas a mesma religião de que outros possuem os preciosos fundamentos; não um outro Cristo, mas o mesmo Cristo; não essencialmente uma nova Igreja, mas a mesma Igreja das tradições Apostólicas, apenas em moldes mais livres e consentâneos com os princípios e metodos do Evangelho e mais adequados às necessidades espirituais e sociais do nosso tempo.
Ao nos defrontarmos com os desafios da moderna civilização em que vivemos, também nos deparamos com as injustiças sociais, as exclusões, as discórdias e divisões que abalam a humanidade e não seria coerente da nossa parte sermos cristãos excluindo ou dividindo o já tão dividido "Reino" o que só faria soçobrar a barca da fé que deve conduzir todos nós, ao Reino de Deus. É pois neste projeto de evangelização, que colocamos nosso ideal de servir aos irmãos excluídos desta sociedade injusta, acalentar os que não são compreendidos na sua fé, orientando-os para a verdadeira prática do Evangelho, onde são todos chamados a partilhar a herança prometida a Abraão e sua descendência.
Seremos cristãos, quando soubermos ver no "outro" o mesmo "eu" que existe em cada um de nós. Seremos cristãos de verdade quando não mais existirem muros separando nossas crenças, mas a abóbada celeste se constituir no teto único do verdadeiro templo dos Filhos de Deus. Seremos verdadeiramente construtores do Reino de Deus, quando não mais nos discriminarmos apenas por sermos pessoas de condição sociais diferentes.
Cremos que o melhor da nossa vida está nessa disponibilidade para servir e assim crendo, renovamos nosso compromisso de estar sempre onde esteja o sofrido e excluído povo de Deus.
Concluo esta mensagem, agradecendo ao generoso povo de Deus que nos acolhe e escolhe como pastor. agradeço a Hierarquia da Igreja pela confiança gentil e fraterna, com que nos tem distinguido nossos irmãos no episcopado, dentre eles: Dom Roberto Garrido Padin, nosso anterior e sempre Bispo Diocesano de São Salvador da Bahia.
Agradeço aos amigos e irmãos de outras denominações cristãs, aos quais demonstramos nosso reconhecimento e nossa solidariedade, na esperança de que nos veremos todos sob o mesmo pastoreio de Cristo na casa do PAI.
Agradeço em memória ao nosso Ínclito Patriarca Dom Salomão Ferraz, pelo ideal do catolicismo livre, a Dom Manoel Ceia Laranjeira, pela continuidade da luta, pelo exemplo que legou a todos nós, seus sucessores na caminhada da fé. A Dom Pedro Villas Boas de Souza, combatido Bispo de Embuguaçu e grande pregoeiro do Evangelho de Cristo, pela Ordem Presbiteral, descanse em Paz. Por fim e ao não menos ilustre Dom Paulo Ferreira da Silva, escolhido para neste novo tempo continuar levando adiante esta luta pelo reino de Deus na terra, a nossa profunda gratidão; ao nosso Epistata pagina viva da história desta Igreja Dom Felismar Manuel e a todos os filhos e filhas de Deus.

Dom Augusto ( Bispo Abade de Feira de Santana )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário