sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

QUARESMA


Tempo de Penitência e Arrependimento.
Meus Irmãos a Igreja nestes dias que antecedem a Celebração da Páscoa do Senhor, nos confere com este tempo a oportunidade conforme a palavra de " endireitar os caminhos" para que a passagem do Senhor se dê em nossa vida de forma a que sejamos libertos por sua ação salvífica.
A penitencia é o ato purgatório pelo qual minimizamos os efeitos do pecado em nossa vida espiritual. Agregado a contrição expurga de nós a gravidade da falta mediante a expiação do pecado.
A Igreja ao longo do ano litúrgico fará o ato penitencial obrigatório em cada celebração eucarística, favorece ao fiel com algumas oportunidades para que pela penitencia coloque seu coração para Deus mediante atos de expiação, jejuns, atos penitenciais vários, abstinência e outros tantos, como renuncias, sacrifícios, atos de castigo ao corpo para obter a purificação da culpa pelo arrependimento e a contrição, sem obstar a prática da confissão, ato de submissão que mostra a humildade consciente do pecador arrependido.
O tempo penitencial da quaresma se reveste para o cristão o carater especial por estar relacionado ao sacrifico de nosso senhor jesus Cristo no calvário, porque da crumpimento ao plano salvífico de Deus. O holocausto oferecido na cruz pelo filho de Deus, cumpre a ultima e decisiva etapa da vitória da vida sobre a morte, o Cristo Crucificado Ressuscita e já não morre " a morte já não tem nenhum poder sobre ele" vencendo a morte ele nos dá a vida e vida plenamente.
Para melhor usufruir do período Quaresmal é preciso abrir-se a renovação examinando sinceramente a consciência, aprofundando na avaliação dos atos primitivos pela completa confissão a Deus e a Igreja de todos os delitos praticados, renovado pela absolvição na vivência do Mistério Pascal, o homem encontra a Paz Espiritual, advinda desta inconteste vitória do filho de Deus feito homem por sua ressurreição.
Acorramos aos atos de Celebração Pascal, deixando nosso coração reconciliado, seguir ao encontro de Jesus vitorioso e libertemos imediatamente nossa alma do julgo da morte mediante nosso arrependimento.
Salve o Cristo Ressuscitado.

+ Dom Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário