sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

TEMPO DA QUARESMA

O Tempo da quaresma vai da 4ª Feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. É tempo para preparar a celebração da Páscoa. "tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitencia, fazendo os fiéis ouvirem com mais freqencia a palavra de Deus e entregarem-se a oração, os dispõe a celebração do Mistério Pascal" (SC 109).

Anotações

1. Durante este tempo, é proibido ornar o altar com flores; o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o domingo Laetare (4º domingo da Quaresma), bem como as solenidades e festas.
2. A cor do tempo é roxa. no domingo Laetare, pode-se usar cor de rosa (IGMR n. 308f)
3. Em todas as Missas e Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia,.
4. Nas solenidades e festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deum e o Glória.
5. As memórias obrigatórias que ocorrem neste tempo podem ser celebradas como memórias facultativas (cf. Anotações Gerais 2.4)Não são permitidas Missas Votivas.
6. Na Celebração do Matrimonio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a bênção nupcial; mas admoestem-se os esposos que se abstenham-se demasiada pompa.

Quarta-feira de Cinzas:

1. No dia de jejum abstinência
2. Na Missa, depois do evangelho e da homilia, se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveira ou outras árvores, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior; o ato penitencial se omite.
3. A bênção e imposição das cinzas também podem ser feitas sem Missa; neste caso, oportunamente, precede uma Liturgia da Palavra, aproveitando o canto de Entrada, a Coleta es leituras da Missa com seus cantos; depois da homilia, são bentas as cinzas e impostas, e o rito termina com a oração dos fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário