quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Quaresma

"Quaresma"

A Santa Semana são dias de benção, ditosos dias em que a Igreja se lança ao trabalho com toda a energia da sua inesgotável fecundidade. Ela exorcisa, reconcilia, perdoa, prega e impõe as mãos para numa palavra vivificar as almas, reconduzindo-as as fontes abundantes da vida.
Tempo de renascimento espiritual, renovação de vida , heróica ascensão ao calvário e ao sepulcro glorioso, a Quaresma, com as observâncias penosas que importa, é um manancial abundantissimo de graças que devemos amar com a doce expectativa duma reconstituição integral de nossa vida cristã.
O tempo de quaresma vai da quarta feira de cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. É tempo preparar a celebração da Páscoa. Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica, devemos esclarecer a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação para o Batismo e pela penitencia, levando os fieis ouvirem com mais frequencia a palavra de Deus e entregarem-se a oração para assim preparar nosso coração para celebração do Misterio Pascal.
PROGRAMAÇÃO
As sextas feiras as 18:30 hs Via-sacra na Capela de Santa Luzia
Aos domingos Missa as 8 horas da manhã e as 18:30 hs da noite
Sendo recomendado aos fieis a observância do jejum abstinência de carnes as sextas feiras, em honra da morte e Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo
Semana Santa
Os Ritos especiais da Semana Santa começam com a Celebração do Domingo de Ramos,
A Missa de Ramos  será celebrada
O primeiro domingo da Paixão  nos fará recordar a Paixão do Senhor no Evangelho de São Marcos.
Na quarta feira da Semana Santa realizaremos a Missa da Penitencia com a “confissão publica” no horário das dezoito horas e trinta minutos, nesse dia preparamos nossa alma para a ceia do Senhor na quinta feira santa que começa com a Missa dos Santos Óleos as nove horas, as dezoitos horas a missa da Ceia do senhor e segue o lava pés e logo após a transladação do Santíssimo Sacramento e a Virgília.
Sexta-feira Santa Solene Ação Litúrgica às  18 horas contendo o Ato de Adoração da Santa Cruz e a Liturgia da Paixão e Comunhão.
Obs: Após os Atos Liturgicos será feita a veneração do Senhor Morto.
A vigília da Páscoa é o cume do ano litúrgico, sua celebração tem inicio as 20 horas com celebração da luz, liturgia da palavra, liturgia batismal e por fim a liturgia Eucaristica.
Domingo da Páscoa dia da ressurreição do Senhor, começa com a Missa a 8 horas e logo a seguir celebração do Santo Batismo iniciando o Tempo Pascal rememoramos a ressurreição do Senhor.

Dom Raimundo Augusto de Oliveira
Bispo Diocesano da Igreja Católica Apostólica Independente de Tradição Salomoniana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário