sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sobre a Doutrina Cristã

Amados irmãos, são passados 2012 anos da passagem de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre a estreita faixa de terra que compreendia o território onde habitavam os judeus, descendentes de Abrãao, Povo de Israel e detentores da promessa, que pressurosamente sob o domínio Romano, aguardavam O Messias libertador.

Seguindo a tradição seus ensinamentos chegaram até nossos dias, mediante um grupo de escritos atribuídos a discípulos seus e que com ele conviveram e dele receberam a missão de levar “a todas as nações” sua palavra e seus ensinamentos. Considerando os fatores que envolveram a disseminação do Evangelho denominado inicialmente de o caminho, onde reproduzia-se oralmente sua mensagem, que se traduzia em amar a Deus e Amar ao próximo. Conta a historia que essa doutrina que originalmente buscava a transformação da vida dos que a acolhessem veio a transformar-se num seguimento religioso de oposição ao judaísmo de tradição, surgindo dahi as primitivas comunidades cristãs as quais por seu crescimento acabaram sendo absorvidas pelo Império Romano. Surgindo assim a Religião do império, tornara-se assim a pretensa Religião “Católica” visto que Roma era para a época o centro do mundo conhecido.

Após portanto a transformação em religião do Império, muito do que foi pregado e ensinado pelos discípulos do Cristo na pureza do que ouviram do Salvador, passou pelo crivo dos escribas imperiais que procuraram harmonizar os ensinamentos do Bom Pastor, com um misto de filosofia e Teologia Greco-romana, fugindo em muito do original modo de ser do Cristianismo aquele apregoado pelos doze primeiros anunciadores do Reino de Deus.

Ainda hoje muito se discute, sobre o conteúdo dos livros canônicos e a influencia que receberam dos escribas de Constantino, as descobertas mais recentes de textos que não foram destruídos estão a nos revelar outra maneira de ser dos primitivos seguidores do Nazareno.

Meus irmãos, ainda mais recentemente isentos atribuidos tanto a Maria Madalena, Judas e ainda, a própria Mãe de Jesus, colocam sob nova avaliação a doutrina expressa e ensinada em nossas congregações cristãs, considerando modelo acabado dos Evangelhos. Sabemos que o final dos três primeiros séculos, pouco se havia escrito sob o temário e que a forma de transmissão era oral usada para fugir as perseguições que só se atenuavram apartir de Constantino e seu governo.

Assim pois, quando damos por acabado o conceito de Doutrina alicerçando o nosso conhecimento apartir desta pseudo tradição ainda estamos longe da verdade. É nosso entendimento que o Reino de Deus conforme certos trechos que não foram retirados dos originais manuscritos se manifestaram em nossos corações sendo a moderna teologia um caminho de volta às origens onde nas descobertas futuras ainda encontraremos a verdadeira palavra revelada pelo Cristo de Deus e genuinamente anunciada pelos primeiros seguidores do Mestre da Galileia.

Que Deus nos abençoe.

Dom Augusto

Bispo da Igreja Católica Independente de Tradição Salomoniana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário