quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Da Historia do Cristianismo primitivo

MÊS DA BÍBLIA PARTE II


       “Os Cristãos acreditam que, no Novo Testamento, encontram uma copia exata das Palavras de Jesus ou dos escritos de seus Apóstolos. Entretanto durante quase 1500 anos esses manuscritos do tempo do Senhor Jesus foram reproduzidos por  copistas influenciados pelas controvérsias políticas, teológicos e culturais do seu tempo. O que conhecemos hoje como a Bíblia Cristã é fruto de erros e mudanças intencionais que alteraram mesmo os mais antigos manuscritos remanescentes, dificultando a reconstituição das palavras originais.”

     O começo de uma analise do Novo Testamento, deve obrigatoriamente passar pelo conhecimento do mundo no tempo de Jesus e seu Ministério. O Povo suas Tradições, a Política, o Governo, a Sociedade a Religião.

A terra de Jesus

      Jesus viveu na Palestina  na pequena faixa de terra com cerca de 20.000 m2. Com 240 km de comprimento e no Maximo 85 km de largura. Se fossemos comparar seria do tamanho do estado de Sergipe. Do lado oeste o mar mediterrâneo e a leste o rio Jordão. Terreno dividido por vasta cadeia de montanhas que muito influi no seu clima.
      A parte oeste mais afeita às chuvas era beneficiada em toda a costa. Já o lado leste não recebe o vento do mar e é mais árido.
     As partes cultiváveis estão aos norte na Galileia e no vale do Jordão já a região da Judéia é montanhosa e se presta mais como pasto para os rebanhos. A cidade de Jerusalém contava com cerca de 50000  habitantes e situava-se  a 760 metros acima do nível do mar mediterrâneo e 1145 metros acima do mar morto. Por ocasião das grandes festas recebe ate 180 mil peregrinos.
      A Sociedade do tempo de Jesus é formada por pessoas unidas por interesses econômicos, ideológicos, políticos ou religiosos.
       As atividades econômicas eram duas principais: agricultura e pecuária para depois vir a pesca e o artesanato como coadjuvantes na economia que  acumulava gerando outra grande atividade,  o comercio.
        O estado controla toda a economia e o Templo é o poder central para a coleta de impostos e taxas, os publicanos cobravam os impostos para o Tesouro do Templo, controlavam pagando a Roma o Tributo e recolhendo o restante para o culto e o enriquecimento da classe dominante.
Na  política o poder que dominava era os Romanos e estes no geral respeitavam a autonomia interior de suas   colônias. No tempo de Jesus a Judéia e a Samaría eram governadas por Procuradores Romanos mas o Sumo Sacerdote tem poder de gerir as questões internas através das  Leis judaica.
      O poder interno da Judéia e Samaría é a cidade de Jerusalém e o Templo, é do Templo que o Sumo Sacerdote governa assessorado pelo sinédrio 71 membros compostos por Sacerdotes, anciões e escribas ou doutores da Lei. O Sinedrio e o Tribunal Supremo. (criminal, político e religioso.) 
        A Sinagoga na vida comum é o centro religioso ela está presente ate mesmo nas pequenas comunidades. Na Sinagoga o povo se reúne para a oração, para ouvir a Palavra de Deus, para pregação.
        O sacerdote não tem função especial na Sinagoga porque não é  lugar de culto litúrgico. 
        Os grupos  religiosos no tempo de Jesus eram: Os Saduceus formado pelos grandes proprietários de terras e pelos membros  da elite sacerdotal.
     Os doutores da Lei que nesse tempo vão adquirindo mais poder e prestigio na sociedade. Eram os sábios. Os fariseus cuja palavra quer dizer separado, inicialmente aliados da elite sacerdotal e os grandes proprietários deles se afastam para dirigir o povo, embora mantenham distancia do povo mais simples (os que não conhecem a Lei). Os fariseus se caracterizam pelo rigoroso cumprimento da Lei.
      Os Zelotas que se constituíram a partir dos fariseus porém dos pequenos camponeses e das camadas  mais pobres da Sociedade, eram nossa massacrados por um sistema fiscal e piedoso. São muitos religiosos e nacionalistas entre os apóstolos de Jesus dois provavelmente são Zelotas, Simão e Judas Iscariotes. 
    Além dos Zelotas, também os Herodianos, Essenios e Samaritanos, sendo que este último grupo não pertence ao judaísmo, mas são um grupo constituinte do ambiente palestinense. Mas ainda que os judeus, observam escrupulosamente as prescrições do Pentateuco e o lugar para o legitimo culto para  é o Monte Garizim que fica perto de Siquem – Eles também esperavam o Messias chamado de: Taeb (aquele que volta) este seria um novo Moises que vai revelar a verdade e colocar tudo em ordem no final dos tempos.  
     Jesus nasceu, viveu e morreu dentro do contexto histórico do I Século quando lemos os evangelhos devemos estar  atentos para avaliar corretamente sua atuação no contexto da Sociedade do seu tempo.

“ E a Palavra se fez Carne e habitou entre nós. E nos contemplamos sua gloria. Gloria do Filho Único do Pai, cheio de amor e fidelidade.”

Continuação....

Dom Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário