segunda-feira, 3 de setembro de 2012

MES DA BÍBLIA

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça"; (II Timóteo 3,16)
Somos desafiados a estudar e conhecer a "Jesus nos Evangelhos. O mês da Bíblia lança esta proposta para todos os Cristãos que amam a palavra de Deus. Podemos para isto utilizar a Leitura Orante da Bíblia que facilitará encontrarmos a mensagem verdadeira e descobrirmos o rosto de Jesus escondido no texto escrito. Ou também lermos com outros métodos que ajudarão no conhecimento do texto.
Muitas pessoas utilizam a Bíblia como um livro de sabedoria do minuto, ou seja, quando estão em um conflito ou aflitas, pegam a palavra, fecham os olhos e a abre, e lê o texto que aparecer, se compreendê-la é bom, se não, procura fazer denovo até encontrar algo que satisfaça, porém, a Bíblia não é um livro que deve ser visto simplesmente como um material de satisfação momentânea, deve ser estudada. Em Salmos 1,2 diz: "Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite", e em Josué 1,8 diz: "Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido".
Portanto devemos conhecer a Bíblia em sua totalidade, não em partes. Devemos obedecer a Palavra em seu contexto completo, não apenas o Novo Testamento, nem apenas o Antigo Testamento. A Bíblia se completa e responde, porém devemos ter cuidado ao estudarmos a palavra, pois lembra-se que a Palavra também contém fatores históricos (lembra da divisão), ou seja, existem partes que são relatos da cultura, assim, contextualiza a própria Palavra e existem situações das tradições que Jesus veio dar o sentido verdadeiro (veja Matheus capítulo 5, 6 e 7), porém em momento algum Jesus mudou a lei: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir"(Matheus 5,17). Assim vemos que Jesus veio dar o verdadeiro sentido da lei e da Palavra.
A Palavra de Deus nos ensina e edifica, nos faz ficar perto de Deus e ter o testemunho de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário