quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O MÊS DA BÍBLIA PARTE I

A Bíblia é um conjunto de Livros que revelam a vida de Deus presente na história dos homens, "Esta definição muito se esclarece. Sentido dsete Livro Sagrado e que tanto significa para nossa salvação. Sendo uma história de amor representa a Historia da bondade de Deus para com o povo que ele escolheu para testemunhar o seu amor.
A Bíblia Cristã sendo composta de duas grandes partes: O Antigo e o Novo Testamento traduz para nós a Aliança que Deus quis fazer conosco e que propos ao seu Povo Escolhido, com ele caminhou ao longo da história,
O Antigo Testamento é uma coleção de 46 livros onde encontramos a história de Israel o Povo de Deus, por escolhido para a Aliança que Ele quiz fazer com o homem. Portanto o Antigo Testamento é a história de um povo, mostra como surgiu, como viveu, escravo no Egito, como possuiu na terra, como foi preparado, que relações manteve com estas nações, como estabeleceu suas leis e viveu sua religião.
O povo da Bìblia, chama-se a sí mesmo "filhos de Israel. (descedentes) essa dessedência nasce da aliança de Deus com Abraão, Isac e em Jacó e seus filhos, torna-se então fortalecida e realizada através de prole do Patriarca Jacó/Israel.
O tempo histórico do Povo se divide em Israel antigo que vai de Moises ao Exodo, depois vem o tempo de Josué e os Juizes, ja na introdução do Povo na terra prometida. Aconteceu aí a renovação da Aliança e o Povo se estabeleceu as margens do Jordão cabendo a cada filho de Jaco seu quinhão de terra para o estabelecimento de suas descedências.
Os I Reis que consolida o Povo no concerto das nações que são: Samuel,  Davi a Salomão, depois dos quais se divide o Reino. O  Reino do Norte segue Jeroboão I e o Reino do Sul onde perpetua-se a  linhagem de Davi cujo Rei e Roboão  sucessor de Salomão.
dai em diante a história se  desenvo de acordo como o povo se aproximam ou se afastam da Aliança com Deus. Muitos são os Profeta que Deus suscita para realinhar o seu povo no cumprrimento da Lei e na espectativa da restauração do  Reino. nesta caminhada passando por varias dominações o Povo chega ao dominio Romano que justamente é quando tem inicio o Cristianismo.
Falaremos pois com mais detalhes sobre o Cristianismo onde tem origem o Novo Testamento ficando aqui esclarecido que  sobretudo que a base para o que aconteceu apos o nascimento de Cristo tem sua origem na história do Povo de Israel e suas leis.

Continua.....


Dom Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário