terça-feira, 3 de agosto de 2010

Auto-estima

Meu Valoroso Irmão!
Conta a lenda que o ser humano, quando foi criado, em virtude do imenso volume de qualidades que recebeu, ganhou uma grande bolsa para carregá-las. Ocorre que, como havia muitas qualidades e sua auto-estima era sempre positiva e muito grande, ficava pesada carregar tudo numa bolsa só.
Assim, o ser humano resolveu cortar a bolsa em duas partes, carregando uma na frente com algumas qualidades, e a outra atrás, com o peso maior, pois assim era mais fácil caminhar.
Porém, à medida que o tempo foi passando, todas as qualidades que estavam na bolsa de trás foram sendo esquecidas e o sentimento de auto-estima do ser humano foi se reduzindo.
O que essa estória nos explica é porque, em todas as estatísticas, de cada quatro pessoas, três sofrem de falta de autoconfiança, baixo conceito de si mesma e baixa auto estima. Acontece que, queiramos ou não, somos nosso crítico mais importante. Não existe opinião mais importante a nosso respeito, que a nossa própria opinião.
Em nosso dia-a-dia, o tempo todo temos uma "conversa silenciosa" que se passa entre os nossos ouvidos direito e esquerdo. E, na maioria das vezes, nem notamos qual o teor dessa conversa, mas que tudo o que trazemos na bolsa às nossas costas, fica rolando em nossa cabeça, diminuindo nosso sentimento de valor e competência pessoal.
sempre que nos sentirmos derrotados e rejeitados, o que temos de fazer é uma avaliação da nossa "BOLSA".

B = Bênçãos

Faça uma avaliação de tudo o que tem recebido de positivo em sua vida. Coisas que recebe e que nem valoriza mais de tão acostumada que já está. Sua saúde, comida à mesa, amigos, família, trabalho, seus estudos, enfim, as bênçãos são muitas.

O = Objetivos de vida

Pense quais são os seus sonhos, seus objetivos, o que está buscando, onde se encontra e onde quer chegar. Se não tiver sonhos e objetivos, procure criar alguns e comece a persegui-los.

L = Lições que a vida têm lhe apresentado

Lembre-se que nossos erros não são erros, mas aprendizados. Pense que todas as dificuldades que a vida possa ter-lhe apresentado, por mais difíceis que sejam de aceitar e enfrentar, na verdade resultaram de suas próprias escolhas e são lições de vida inestimáveis.

S = Sucesso

Pense em todos os sucessos e realizações em sua vida. Temos o péssimo hábito de esquecer das coisas boas e importantes que conseguimos. Mas, se você parar para pensar, vai ver que a lista de realizações e sucessos é imensa e você nem se dava conta.

A = Ações

Faça um balanço das ações que vem praticando para realizar seus sonhos e atingir os seus objetivos na vida. Se achar que não está agindo de acordo, mude. Afinal, já que temos uma BOLSA para carregar tantas coisas boas a nosso respeito, por que não tirarmos o melhor proveito dela?

Ao seu sucesso e auto-estima positiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário