quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Enigma da Vida


O que é a vida? Para que ela serve? Qual seu fim?

Inicialmente devemos falar de uma substancia espalhada no infinito. A substância una que é o céu e a terra, ou seja, segundo seus graus de polarização, sutil ou fixa. Essa substância é aquela que Hermes Trismegisto chama de o grande Telesma, quando ela produz o esplendor, chama-se luz. Foi essa substância que Deus criou antes de qualquer coisa ao dizer: "Que se faça a luz".

Essa luz é o é o espelho comum de todos os pensamentos e de todas as formas, ela guarda as imagens de tudo o que foi os reflexos dos mundo passados e, por analogia, os esboços do mundo que virá.

E o homem?, este é um ser inteligente e corporal feito à imagem de Deus e do mundo, uno em essência, é a forma do pensamento divino.

Zoroastro ensinava que quando Deus organizou a matéria do Universo, ele enviou sua vontade na forma de uma Luz muito brilhante, vindo ela a surgir na figura de um homem.

Os primeiros pré-socráticos influenciaram filosoficamente o Maçom. Eles começaram por indagar: "O que somos? O que é que existe? De onde vieram as coisas? Para onde iremos?. e se viram diante do grande problema do achar o princípio das coisas existentes. O que desejavam era encontrar uma resposta que se baseasse num ponto de vista lógico ou uma preposição de aspecto geral que permitisse chegar a conclusões concretas a partir de si mesmas. Era mister descobrir as razões das mudanças, talvez até aparentes, que se sucediam diante da natureza. O homem fica deslumbrado diante do fenômeno que consistia em as coisas mudarem, desaparecerem e a natureza continuar a mesma.

A vida é um enigma, é, é instrução e tema filosófico. O que sou? O que é a vida? O que estou fazendo neste mundo? Nestes parâmetro, faz-se presente a filosofia de Eléia, talvez maior entre os pré-sócraticos. Ele dizia: "Mas há no mundo o que importa mais que o mundo: o ser do mundo". Por isso é que dissemos que o pensar tem sempre o homem como alvo principal.

A um Provérbio que diz: "A verdade só poderá ser atingida pela própria experiência de cada um".


Ir.'. Alexandre de Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário