quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Oração


De onde vem a oração humana? Qualquer que seja a linguagem da oração (gestos e palavras), é o homem todo que reza. Mas, para designar o lugar de onde brota a oração, as Escrituras falam às vezes da alma ou do espírito, geralmente do coração (mais de mil vezes). É o coração que reza. Se ele está longe de Deus, a expressão da oração é vã.
O coração é a casa em que estou, onde moro (segundo a expressão semítica ou bíblica: aonde eu"desço"). Ele é nosso centro escondido, inatingível pela razão e por outra pessoa; só o Espirito de Deus pode sondá-lo e conhecê-lo. ele é o lugar da decisão, no mais profundo de nossas tendências psíquicas. É o lugar da verdade, onde escolhemos a vida ou a morte. É o lugar do encontro, pois, à imagem de Deus, vivemos em relação; é o lugar da Aliança.
A oração cristã é uma relação de aliança entre Deus e o homem em Cristo. É ação de Deus e do homem; brota do Espírito Santo e de nós, totalmente dirigida para o Pai, em união com a vontade humana do Filho de Deus feito homem.

Extraido do Catecismo Católico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário