quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A inveja

Conta-se que um dia um avarento e um invejoso foram à presença do deus júpiter para fazer-lhe pedidos. O deus júpiter, percebendo logo as fraquezas dos dois, resolveu dar-lhes uma lição e disse então:
- Darei a vocês aquilo que me pedirem, porém lhes aviso, darei em dobro para seus vizinhos.
O avarento prontamente pediu ao deus júpiter que lhe desse uma sala repleta de ouro. Assim foi realizado seu desejo, e ao vizinho foi dado em dobro. O avarento não ficou muito contente quando viu que seu vizinho havia ganhado duas salas de ouro, porém conformou-se e foi embora.
O invejoso, que a tudo observa, quando lhe coube fazer o pedido, disse:
-deus júpiter, gostaria de lhe pedir que furasse meu olho direito.
Foi realizado o seu desejo e seu vizinho teve os dois olhos furados.
Há pessoas que ao invés de olharem para os progressos, sucessos, coisas e fatos positivos de sua própria vida, ficam o tempo todo prestando atenção e "vivendo" as outras pessoas, querendo para si o que as outras têm, querendo ser o que as outras são, querendo viver o que as outras pessoas vivem. São pessoas que fazem da "inveja" o seu padrão de relacionamentos humano. Não conseguem viver a própria vida e com isso atraem para si o descaso e o desdém dos normais. São dignos de pena, pois jamais conseguirão livrar-se de suas próprias amarras que as levam ao fracasso.
Pode parecer antigo falar de "inveja". Mas a verdade é que esse é um mal que ataca certas pessoas e as fazem não só atrapalhar a sua vida, como ajudam a infelicitar a comemoração e a vida dos outros.
E como se comporta o invejosos ou invejosa? É simples. Ele ou ela fala mal de tudo e de todos por todos os motivos. Se você faz muito é porque quer "aparecer". Se você não comparece é porque não quer participar. Se você fala é ruim. Se você fica quieto, é pior. Não há como agradar ou contentar pessoas que não estejam felizes consigo próprias e que vivem concentradas na vida alheia, no sucesso alheio. Essas pessoas não compreendem que quanto mais invejam, pior lhes é a própria vida, pois que terão sempre a dimensão de seus fracassos pelo sucesso dos outros.
O invejoso não consegue a necessária paz para empreender, para ser pró-ativo, para realizar coisas certas em benefício de sua empresa, das pessoas, de seus subordinados, de seus superiores. Ele está sempre "alerta", vendo, estudando, observando o que os outros estão ganhando, o que os outros estão sentindo. Nessa obsessão de "Viver a vida alheia", o invejoso perde a si mesmo e não sabe mais do que é capaz de pensar, realizar ou sentir.
Essas pessoas precisam de ajuda. Aconselhe. Faça-as ver que da forma como vivem e vêem o mundo, nunca serão felizes.
Mostre-lhes que a dimensão da felicidade e do sucesso está em fazer mais do que os outros esperam que façamos, em sermos "credores" e que no relacionamento humano e social a inveja impede o sucesso.
Leve-as a ver seus próprios pontos positivos, suas virtudes e suas possibilidades de vencer pelos próprios méritos. A pessoa invejosa é uma pessoa doente que não suporta sua imagem e somente consegue se olhar através do espelho do sucesso alheio.

"A inveja fornece a lama que o fracasso atira contra o sucesso."
D.C.Luiz - Livro Insight

Ir.'. Daniel de Carvalho Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário