terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sobre a família Cristã


Repensar a organização familiar faz parte da tarefa diária para todos aqueles sobre cujo ombros pesa a responsabilidade de contribuir com o desenvolvimento humano. Organização pensada e criada por Deus para ajudar o homem de forma a que se desenvolvesse física-intelectual e moralmente, agregando ai também o crescimento do espírito, a família é esse núcleo onde o homem nasce, cresce se desenvolve e morre. Pensar pois a organização e desenvolvimento da família é contribuir para o melhor ordenamento da sociedade e uma maior ampliação da vivência do sentimento religioso.
Na idade moderna, com o desenvolvimento económico, deu-se uma nova feição à condução da família, desde a sua formação, até os passos mais concretos de sua constituição. Como forma moderna de ser a família de nossos dias dispensa até a presença de um dos cônjuges, já que produções ditas independentes", dispensam a presença do Pai e o fruto de uma inseminação artificial é criado como filho só da mãe, auto suficiente que deturpa na criança informação dissociando a necessidade do referencial masculino e assim o filho sem esse esteio na personalidade, cresce ignorando a realidade de um lar.

A falta da pratica religiosa e sua efetiva observância no lar. leva o individuo ao desconhecimento total de si mesmo. Nessas circunstancias a religião seria o alimento que daria uma performance de espiritualidade e amor, não existindo estes pressupostos básicos de organização familiar fé amor pai e mãe e disposição de cuidar e educar com toda a responsabilidade que isto implica, não sendo desta forma, não se pode esperar que a sociedade possa contar com cidadãos aptos a bem servir a organização social politica e religiosa do estado.

Dom Augusto
Bispo da ICAI-TS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário